top of page

Ilha da Gigóia e outras ilhas paradisíacas do Rio de Janeiro

Conheça algumas das ilhas paradisíacas para visitar no Rio de Janeiro.


ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

O estado do Rio de Janeiro, na região Sudeste do país, abriga uma diversidade ecológica imensurável que se reflete em seus arquipélagos de ilhas por todo o litoral. Hoje, muitos desses refúgios se tornaram pontos turísticos de grande procura.


Sua costa com exuberante fauna e flora esconde ilhas paradisíacas, algumas mais conhecidas, outras menos mencionadas pela mídia, como a Ilha da Gigóia, se tornando um recanto de paz e tranquilidade em meio à natureza.


Localizadas em diferentes cidades litorâneas, as ilhas do Rio de Janeiro oferecem passeios turísticos de alta qualidade, desde caminhadas, mergulho, pesca submarina, passeio de barco, lancha e jet ski entre outros esportes aquáticos que fazem muito sucesso entre os turistas, principalmente no verão.


O Portal da Ilha da Gigóia separou para você uma lista das mais tops ilhas paradisíacas do estado do Rio de Janeiro desde a Região dos Lagos até a Costa Verde, para você conhecer e quem sabe até planejar a próxima viagem!


 

Índice:

 

Ilha da Gigóia - Lagoa de Jacarépaguá

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

A Ilha da Gigóia faz parte da área de preservação da Lagoa da Tijuca, que mantém a biodiversidade existente no nosso Pantanal Carioca, como capivaras e jacarés do papo-amarelo. Passeios de barco pelo arquipélago são muito procurados nos finais de semana e deixam os turistas apaixonados com o contato com a natureza desse complexo lagunar tão próximo do centro urbano. Além de sua fauna e flora exuberantes, a Ilha da Gigóia conta com comércios, restaurantes, hospedagens e espaços para eventos de frente para a lagoa, onde os turistas podem curtir a belíssima paisagem.


Ilha de Paquetá e Ilha Fiscal - Baía de Guanabara

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

A Ilha de Paquetá, conhecida como a Ilha dos Amores, Pérola da Guanabara e Jardim dos Namorados é um bairro turístico do Rio de Janeiro, parece que saiu de um filme de época, tem charme em cada cantinho e se destaca pela tranquilidade, onde não é permitido o uso de automóveis e a locomoção é feita por charretes ou bicicletas.

Para visitar a Ilha, é preciso pegar uma barca na Praça XV, no Centro do Rio, sendo a própria viagem de 70 minutos de duração um dos atrativos do passeio.


Outra pequena ilha que merece atenção é a Ilha Fiscal, próxima à Praça XV, sendo um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Esta ilha celebrizou-se por ter abrigado o famoso baile da Ilha Fiscal e hoje são atrações as exposições temporárias que contam sobre a participação da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico e social do país.



Ilhas Cagarras e Ilhas Tijucas - Baía de Guanabara

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

As Ilhas Cagarras e as Ilhas Tijucas são ilhas oceânicas, ou seja, em mar aberto, fora da baía, no litoral banhado diretamente pelo Oceano Atlântico.


As Ilhas Tijucas podem ser avistadas da praia da Barra da Tijuca enquanto as Cagarras ficam à frente da Pedra do Arpoador, podendo serem bem vistas daquele local ou da Praia de Ipanema.


O Arquipelágo das Ilhas Cagarras (conjunto de três ilhas e duas ilhotas) se tornou unidade de preservação ambiental e compõem o Monumento Natural das Cagarras, que é considerado uma área de grande importância ecológica com projetos de conservação ambiental e biólogos monitorando. É permitindo pesca amadora e ecoturismo de forma sustentável.


É um refúgio de biodiversidade que abriga espécies endêmicas e ameaçadas, um sítio arqueológico, um corredor migratório de baleias-jubartes, muitos golfinhos, tartarugas e são habitadas por aves grandes como fragatas e atobás.


O Arquipélago das Ilhas Tijucas é formado por várias ilhas, entre elas a Ilha do Meio que fica mais próxima de São Conrado mas bem vista da Barra da Tijuca, Ilha da Alfavaca, Pontuda e Lajes da Tijuca.


Estas ilhas são também muito procuradas por mergulhadores e fotógrafos pelo fato de possuírem uma ótima visibilidade do litoral carioca e ao mesmo tempo uma rica fauna marinha.



Ilha Grande - Angra dos Reis

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

Ilha Grande é uma ilha no estado brasileiro do Rio de Janeiro rodeada de praias, coberta pela Mata Atlântica e atravessada por trilhos sinuosos. Na margem sudeste, a extensa Praia de Lopes Mendes, ladeada de palmeiras, é conhecida pelas ondas propícias ao surf.

Lagoa Azul, na zona norte da ilha, possui águas protegidas e repletas de peixes.

Na costa nordeste, a Vila do Abraão possui a Igreja de São Sebastião, do século XIX.

O local recebe intenso movimento de turistas procurando por campings e pousadas.



Ilha Cataguás - Angra dos Reis

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

A Ilha de Cataguás é certamente a mais paradisíaca do arquipélago de Angra dos Reis.

Com um aspecto verdadeiramente caribenho, a ilha, entre das demais da região, é a que fica mais perto de Angra, ou seja, do continente.

Dá a impressão de que você pode ir andando eternamente pela água, como uma piscina integrada ao mar de águas cristalinas!

É ideal para quem quer mergulhar, ver vários corais lindíssimos, peixes e tartarugas.



Ilhas Tropicais de Itacuruçá - Mangaratiba

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

As ilhas são áreas de preservação ambiental na Costa Verde e não podem ser acessadas pelo público. O passeio é só ao largo das ilhas, apreciando a linda paisagem.

Sua área é propícia à pesca, aos banhos de mar, à prática de esportes náuticos e também ao ecoturismo, em um ambiente que oferece caminhadas por trilhas de escaladas e descidas de nível médio.


Ilha do Cedro - Paraty

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

É uma das maiores ilhas nativas do estado do Rio de Janeiro, oferece uma faixa de areia mais larga e praia mais extensa com águas calmas e muito claras.

A vista para o continente é linda, com as montanhas da Serra da Bocaína emoldurando a paisagem. Para a direita de quem olha o continente, há o acesso para uma trilha curta (menos de 5 minutos), que leva até às piscinas naturais da Ilha do Cedro. Imperdível!



Ilha do Japonês - Cabo Frio

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

A Ilha do Japonês é um paraíso ecológico com águas calmas e rasas, ideal para relaxar, dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, localizada na cidade de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. Apesar de ser conhecida como ilha, ela é, na verdade, uma croa natural. Recebeu esse nome devido aos navios baleeiros japoneses que usufruíam do local.



Ilha do Papagaio - Cabo frio

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

Uma ilha de grandes dimensões, bem em frente ao Forte São Matheus, no canto da Praia do Forte em Cabo Frio. Fácil de ser alcançada de barco, lancha ou jet ski.

Reúne os mais acessíveis e abrigados pontos de mergulho da região.

Suas águas são incrivelmente azuis e verdes cristalinos.



Arquipélago de Sant'Ana - Macaé

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

Santana é um arquipélago brasileiro no oceano Atlântico a oito quilômetros da costa de Macaé, litoral do Rio de Janeiro, formado pelas ilhas de Santana, do Francês e pelo ilhote Sul. As praias, lagoas, montanhas e morros são conhecidos como o Caribe Brasileiro de Macaé, preservada, com praias inacreditavelmente limpas e com mar totalmente cristalino.


Considerado um santuário ecológico pouco explorado, o Arquipélago de Sant’ Ana abriga algumas espécies de aves que migram da América do Norte no período do inverno, um espetáculo à parte é observar a natureza em seu habitat natural.



Ilha do Costa - Rio das Ostras

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

A ilha é bem próxima da costa, próximo à costa da Praia Virgem, porém o acesso só é possível de barco.. ou caiaque! A ilha é bem preservada e não tem nenhuma infraestrutura.

Águas cristalinas e calmas, com uma pequena faixa de areia e muitas rochas que também escondem piscinas naturais belíssimas...



Ilha do Farol - Arraial do Cabo

ilhas paradisiacas para visitar rio de janeiro

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é conhecida por ter os cenários naturais mais belos do Brasil e sua queridinha é a Praia do Farol, onde você pode ver golfinhos, tartarugas, arraias e até orcas!


Ficou ainda mais famosa depois de ter sido classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água, qualidade da areia e paisagem. A cor da água e transparência são impressionantes!


Vai visitar a Ilha da Gigóia? Temos Pacotes de Turismo ou monte seu combo AQUI.



Receba informações, cupons dos restaurantes, eventos e passeios na Ilha da Gigóia assinando nossa lista de e-mails no rodapé do site.


Não se esqueça de seguir nosso Instagram oquefazernagigoia e ficar por dentro de todas as novidades!


4 Comments


Guest
Apr 13, 2023

eu já visitei algumas com a família, mas a ilha da gigoia que é pertinho aqui de casa eu nunca fui! vou agendar com vocês um passeio pra conhecer, parece ser muito bonita.

Like

Guest
Mar 31, 2023

O Rio é mesmo muito lindo, praia, ilha, cachú.. quero conhecer essas ilhas paradisíacas... seria um sonho.. ilha da gigoia eu conheço e é realmente um espetáculo à parte na barra da tijuca

Like
Replying to

Conte conosco para ter a melhor experiência na Ilha da Gigóia

Like

Incrível essas ilhas, quero conhecer todas elas!

Like
bottom of page