top of page

Ilha da Gigóia entre os pontos turistícos do Rio de Janeiro.

Veja alguns dos mais visitados pontos turísticos da Barra da Tijuca e do Rio de Janeiro.


A Ilha da Gigóia na Barra da Tijuca é um ponto turístico ainda pouco conhecido até mesmo entre os cariocas! Conheça um pouco mais sobre esta ilha paradisíaca e outros pontos turísticos da Barra da Tijuca e Rio de Janeiro.

pontos turisticos rio de janeiro

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Suas belezas naturais únicas em conjunto com obras maravilhosas, tornam a visita à esta cidade inesquecível!


Pesquisamos e separamos algumas opções de lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer durante sua visita à Cidade Maravilhosa.


 

PONTOS TURISTÍCOS DO RIO DE JANEIRO


Índice:


 

Ilha da Gigóia - Barra da Tijuca

ilha da gigoia rio de janeiro

Muitos ainda não sabem que existe um complexo lagunar em plena Barra da Tijuca, onde é preservado a fauna e flora de nosso Pantanal Carioca. Este refúgio da natureza, em meio ao centro metropolitano, encanta à todos que passam por lá e apreciam o clima interiorano.


A lagoa da Ilha da Gigóia, com suas paisagens e vista para Pedra da Gávea e Cristo Redentor, é conhecida como Veneza Carioca e leva turistas em passeios de barco pelo arquipélago até o encontro com as àguas cristalinas da Praia dos Amores na Barra da Tijuca.


Além dos encantos naturais, a Ilha da Gigóia também oferece um passeio cultural por dentro da ilha com um guia de turismo, conhecendo a história local e melhores points.


Lá você encontra comércios e diferentes opções de hospedagem com ótimo custo-benefício, bem próximo ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.


Os restaurantes de frente para a lagoa e as noites agitadas com música ao vivo nos finais de semana são ponto de encontro de cariocas e turistas que aproveitam em meio à uma natureza exuberante.


Muitos ainda preferem aproveitar o visual incrível de muitos espaços para eventos que existem na Ilha da Gigóia para alugar e fazer sua própria festa!


Como se não pudesse ficar melhor, a Ilha da Gigóia se encontra próximo de vários pontos turísticos do Rio de Janeiro, vejamos alguns abaixo.


Pontos Turísticos próximos à Ilha da Gigóia e Barra da Tijuca.


praia do pepe barra da tijuca

Praia do Pepê Barra da Tijuca


Esta praia animada com quiosques e bares é um ponto conhecido para surfe e esportes aquáticos. Tem este nome em uma grande homenagem ao campeão mundial de asa delta, Pepê.


Endereço: Av. do Pepê, s/n - Quiosque 11 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.



pedra da gavea rio de janeiro

Pedra da Gávea


É o maior bloco de pedra à beira mar do mundo. A trilha é pelo Parque Nacional da Tijuca, uma linda reserva em meio a Mata Atlântica.


Endereço: Localizada entre os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado.



vista chinesa floresta da tijuca

Vista Chinesa Alto da Boa Vista


A Vista Chinesa é um monumento em estilo chinês localizado em um mirante no bairro do Alto da Boa Vista, dentro da Floresta da Tijuca.

Endereço: Estr. da Vista Chinesa, S/N - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ.



praia do joa rio de janeiro

Praia da Joatinga


É uma praia pequena, reservada, belíssima, que se pode percorrer de uma ponta à outra em menos de dez minutos. Não é acessível em dias de maré alta, uma vez que as ondas cobrem a faixa de areia. É a queridinha dos surfistas da região.

Endereço: Rua Sargento José da Silva, Joá




cachoeira do morro do banco itanhanga

Cachoeira do Morro do Banco


Ambiente de paz e sossego. A trilha por dentro da comunidade é super fácil e rápida, em uns 10 minutos já é possível ver a primeira queda. Ao continuar a subida encontrará uma piscina de borda infinita com vista privilegiada para a Praia da Barra.

Além de diversos outros pontos para banho, descanso e fotos bem legais.


Endereço: Estr. do Itanhangá - Itanhangá, Rio de Janeiro - RJ.



PONTOS TURISTÍCOS MAIS VISITADOS DO RIO DE JANEIRO.


Cristo Redentor - Paineiras - Corcovado

cristo redentor rio de janeiro

Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor, é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo. Foi quase toda construída no Brasil, à exceção da cabeça e das mãos que foram moldadas na França e trazidas para cá.


Símbolo do cristianismo, o Cristo Redentor também se tornou um ícone cultural do Rio de Janeiro, do Brasil e da América Latina como um todo. A ideia de se construir um monumento no alto do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, começou lá em 1859, com o padre francês Pedro Maria Boss, mas o projeto começou a ganhar forma apenas em 1922 em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.


Com vista panorâmica e privilegiada para grande parte do Rio de Janeiro, desde a caminhada pelas Paineiras, é um dos principais cartões-postais da cidade. A Floresta da Tijuca, onde o Cristo Redentor está localizado, não só é a mais visitada do país, como também é a maior floresta urbana do mundo, se tornando não só um ícone carioca como também nacional.


Endereço: Parque Nacional da Tijuca - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ


Bondinho do Pão de Açúcar - Morro da Urca

bondinho do pão de açucar morro da urca

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, mas é um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e terceiro no mundo. Liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar.


Do alto dos dois morros se descortina uma deslumbrante paisagem da cidade, incluindo a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara. No verão, o anfiteatro localizado no alto do Morro da Urca é palco para shows e eventos noturnos, aliando divertimento a um belíssimo visual das luzes da cidade e um grande espelho d'água.


Endereço: Av. Pasteur, 520 - Urca, Rio de Janeiro - RJ


Arcos da Lapa - Bondinho de Santa Teresa

arcos da lapa santa teresa

A história dos Arcos da Lapa começa no século XVIII. A obra nasceu com o nome de Aqueduto da Carioca. Os estudos para a construção dos Arcos da Lapa começaram em 1600, mas só foi finalizada quase 100 anos depois, em 1723.


A obra tinha como objetivo transportar a água da nascente do Rio Carioca até o Largo da Carioca para abastecer a cidade e serviu como meio de transporte de água durante três séculos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Antes disso, o transporte de água era feito por meio de baldes utilizando-se a mão de obra escrava.


Os Arcos da Lapa são considerados a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, além de ser o símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa.


Passou a transportar passageiros por meio do bondinho de Santa Teresa que ainda passa sobre os Arcos e conecta o Largo da Carioca a Santa Teresa. Atualmente, o bondinho é mais uma atração turística do que um transporte para os moradores, passando por cima de duas das mais importantes casas de shows da cidade: a Fundição Progresso e o Circo Voador.


Endereço: Praça Cardeal Câmara, s/n - Lapa - Rio de Janeiro - RJ


Mirante do Leblon

mirante do leblon rio de janeiro

Situado na Avenida Niemeyer, quase no final do bairro em direção ao bairro de São Conrado, o Mirante do Leblon é um deck cercado, todo feito em madeira, que foi erguido sobre as rochas à beira-mar em uma passarela calçada de pedras portuguesas adornada por uma fileira de coqueiros, com cafés à sombra de palmeiras e vistas panorâmicas.


Começando pelo lado esquerdo, você terá a vista da orla da praia do Leblon e Ipanema. Ao olhar ao final, alcançará ver a Pedra do Arpoador, famosa pela vista do pôr do Sol. Ainda no lado esquerdo é possível ver uma das maravilhas do mundo: o Cristo Redentor!


Ao lado direito do mirante sua vista alcança montanhas, o Morro Dois Irmãos, o Vidigal, uma parte da Praia do Leblon e o belíssimo Hotel Sheraton!


De fácil acesso, o local tem entrada gratuita, possui um estacionamento pequeno e dois quiosques que servem lanches, petiscos, frutos do mar, drinks, sucos e água de côco. As pessoas vão muito para pescar e é um local que permite a presença de animais domésticos, portanto o seu pet será bem-vindo.


Endereço: Av. Niemeyer - Leblon, Rio de Janeiro - RJ


Quinta da Boa Vista

quinta da boa vista rio de janeiro

Uma verdadeira pérola da cidade, a Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos em solo carioca, com cerca de 155 mil metros quadrados. Situado no bairro de São Cristóvão, um dos mais tradicionais do Rio, mantém preservados os jardins criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou.


O Palácio foi utilizado como residência pela família real portuguesa, a partir de 1808, em decorrência do episódio conhecido como a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1822).


Durante o Império do Brasil (1822-1889) foi utilizado como residência pela família imperial brasileira, desde a proclamação da independência do Brasil (1822) por Dom Pedro de Alcântara de Bragança, Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, posteriormente, o primeiro imperador do Brasil como Dom Pedro I.


Abrigou por muitos anos o Jardim Zoológico do Rio, fundado em 1888, que encerrou as atividades recentemente dando lugar ao Bioparque, um novo conceito de zoológico.


O parque também abriga o Museu Nacional que, tido como a instituição científica mais antiga do Brasil, passa por uma minuciosa reconstrução após ser atingido por um incêndio.


Cercada de verde, seus jardins são um convite para a realização de piqueniques, programa preferido entre os cariocas e turistas que visitam o local. Por lá também se encontram várias quadras poliesportivas, que atraem muitos jovens. O passeio pelas grutas artificiais é imperdível, assim como uma volta de pedalinho ou caiaque nos lagos do parque que abre diariamente das 6h às 18h. A entrada é gratuita e fica próximo às estações de trem e metrô de São Cristóvão.


Endereço: Av. Pedro II, s/n - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ


Parque Lage

parque lage rio de janeiro

Com cerca de 52 hectares, o Parque Lage faz parte do Parque Nacional da Tijuca e é um dos refúgios ecológicos mais procurados no Rio de Janeiro.


Em 1811, Rodrigo de Freitas Mello e Castro assumiu essa antiga fazenda às margens da Lagoa. Em 1840, o local foi todo reprojetado pelo paisagista inglês John Tyndale, que se inspirou nos românticos parques de sua terra natal. Dezenove anos depois, Antônio Martins Lage comprou a propriedade e o local passou a se chamar Parque dos Lage. Sua esposa, a cantora lírica italiana Gabriela Bezanzoni foi uma grande anfitriã: organizava magníficas festas em que figuravam os mais proeminentes representantes da sociedade carioca.


O Parque Lage foi um engenho de açúcar durante o Brasil colonial e somente em 1957 se tornou público e foi tombado pelo Iphan como Patrimônio Cultural, Ambiental e Paisagístico da cidade do Rio de Janeiro.


O parque possui um palacete, uma piscina, cavernas, aquários, área verde com jardins bucólicos por onde você pode caminhar ao ar livre, chafarizes, parquinho infantil, ilhas artificiais, aquários em algumas paredes, um restaurante e até mesmo cavernas, grutas e algumas trilhas. A mais famosa é a Trilha do Corcovado, que te levará até o Cristo Redentor após cerca de 3 horas de caminhada moderada.


Um dos melhores pontos para você avistar o Cristo Redentor é de dentro do palacete, onde a arquitetura local se une às montanhas e do terraço, localizado logo acima do palacete.

Outra dica imperdível do que fazer no parque é visitar o Prédio da Cavalariça, a Lavanderia dos Escravos e o Plage Café. Todas as refeições são servidas à beira da piscina, ao ar livre.


Atualmente, no palácio funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, criada em 1975 pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação.


Endereço: R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ


Jardim Botânico

jardim botanico rio de janeiro

Fundado em 1808 por D. João, então príncipe regente de Portugal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas, bem como pela beleza de suas paisagens.


Sua história bicentenária se expressa em seus monumentos, construções e obras de arte. A instituição abriga monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica.


Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.


Os visitantes podem passear a pé ou de carro elétrico pelas aleias e ver plantas de diversos países, conhecer as estufas (Orquídeas, Bromélias, Samambaias e Plantas Insetívoras) e os jardins e coleções temáticos, como o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 exemplares de plantas típicas japonesas.


A instituição é responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.


Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico -Rio de Janeiro - RJ



Pontos Turísticos do Porto Maravilha Centro do Rio de Janeiro.


MAR museu de arte do rio de janeiro

MAR Museu de Arte do Rio


O Palacete Dom João VI é destinado à exposição das obras de arte. O edifício ao lado abriga a Escola do Olhar. Há salas de aula, biblioteca especializada em artes visuais, café, loja de arte, auditório e um restaurante no terraço com vista para a Baía de Guanabara.


Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro


aquario porto maravilha

AquaRio


Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros d’água, é o maior Aquário Marinho da América do Sul!

No AquaRio tem 2 mil moradores de 350 espécies do Brasil e do mundo e conta com atrações inéditas como sereias e um Museu de Cera!


Endereço: Praça Muhammad Ali - Via Binário do Porto, s/n - Gamboa



museu do amanhã rio de janeiro

Museu do Amanhã


O Museu do Amanhã é um museu que tem como objetivo explorar as possibilidades do futuro. Por meio de ambientes audiovisuais, interatividade e jogos, você é levado a examinar o passado e imaginar o futuro para os próximos 50 anos.


Endereço: Praça Mauá, 1 - Centro



roda gigante Rio Star porto maravilha

Roda Gigante Rio Star


Roda-gigante de observação com 88 metros de altura, vista panorâmica de toda a cidade, inclusive dos pontos turísticos.


Endereço: Porto Maravilha - Av. Rodrigues Alves, 455 - Santo Cristo


Estes e outros pontos turistícos do Rio de Janeiro são visitados diariamente por diversos turistas do mundo inteiro e queremo deixa um convite para você incluir a Ilha da Gigóia no seu roteiro que você não vai se arrepender se gosta de natureza, passeio de barco e gastronomia.


Vai visitar a Ilha da Gigóia? Temos Pacotes de Turismo ou monte seu combo AQUI.



Receba informações, cupons dos restaurantes, eventos e passeios na Ilha da Gigóia assinando nossa lista de e-mails no rodapé do site.


Não se esqueça de seguir nosso Instagram oquefazernagigoia e ficar por dentro de todas as novidades!

7 comentários


Convidado:
13 de abr. de 2023

Já fui duas vezes com minhas filhas no aquario e elas amaram. o passeio de barco também pra ver os jacarés na ilha da gigoia foi inesquecível, espero voltar um dia!

Curtir

Convidado:
30 de mar. de 2023

Cada lugar mais lindo que o outro.. tô vendo que ainda tenho muito lugar interessante pra conhecer no Rio! Já fiz minha lista de viagem aqui, começando pela ilha da gigoia!

Curtir

Convidado:
25 de mar. de 2023

Semana passada fui até a ilha da gigoia mas ainda não conhecia o site, vou agendar com vocês minha volta a essa ilha que é um dos mais belos pontos turísticos do Rio de Janeiro quiçá do Brasil.

Curtir

Quero muito conhecer a ilha da gigoia com vocês que conhecem tudo por lá.

Agora sou membro e breve estou por aí

Curtir

Convidado:
22 de mar. de 2023

Preciso conhecer os pontos turísticos de minha cidade antes de morrer.Ai filho,isto é contigo!

Curtir
bottom of page