top of page

O que fazer na Ilha da Gigóia 2024

Passeios, restaurantes, hospedagens, eventos e outras dicas para aproveitar ao máximo sua visita à Ilha da Gigóia!


ilha da gigoia pedra da gavea

A Ilha da Gigóia é uma ilhota na Lagoa da Tijuca, do chamado complexo lagunar da Barra da Tijuca, que inclui ainda as lagoas de Jacarepaguá, Camorim, Marapendi, entre outras, na Zona Oeste, mas mais parece um universo paralelo cheio de boas vibes, nem parece que você está no Rio de Janeiro.


É um passeio mais rústico que luxuoso, é também conhecida como a Veneza Carioca.

Se puder evitar os dias de fim de semana, quando a ilha costuma ser bem visitada, pode curtir uma atmosfera ainda mais intimista e interessante!


ilha da gigoia

Num bairro feito pra carros, o alívio já começa ao encontrar um lugar onde não há nenhum veículo motorizado. Se estiver de carro, você pode estacionar no Shopping Barra Point, que fica perto do embarque da balsa. Melhores informações na página Como Chegar na Ilha da Gigóia.


Quanto custa a travessia de barco para a Ilha da Gigóia?


O valor da travessia de barco varia entre R$2,00 e R$10,00, dependendo do seu destino.

Para aproveitar ao máximo e dar um passeio completo pelos arredores é melhor combinar antes com o barqueiro ou até mesmo agendar seu passeio previamente.

Pra voltar, é só ir até um dos decks da ilha e esperar um barco ou chamar um dentre diversas cooperativas, que vai te levar ao ponto inicial. Atualmente já é possível pagar por Pix.


restaurante ilha da gigoia
Restaurante à beira da Lagoa

A Ilha da Gigóia é um daqueles tesourinhos que muitos cariocas desconhecem, mas isso não significa que ela fique vazia aos finais de semana e feriados. Se você for lá num desses dias e fizer questão de ir em algum restaurante específico, é recomendável chegar cedo ou tentar reservar mesa. Entre morros verdejantes cobertos por mata atlântica e o verde das águas, estão escondidos alguns dos melhores restaurantes cariocas! Ideal para fazer comemorações ou eventos de fim de ano com colegas de trabalho, por exemplo. A entrada principal desses restaurantes é mesmo pela lagoa.


Dicas para sua visita à Ilha da Gigóia


É o destino perfeito para a sua viagem ou para um bate-volta inesquecível!

Dá pra conhecer a ilha toda em coisa de meia hora, cantinhos fofos com artesanatos, manifestações artísticas e muitas Natureza!


É indicado usar protetor solar, sapatos baixos e confortáveis e roupas também cômodas, pra facilitar a caminhada pelas ruas sem calçamento e o sobe-desce dos barquinhos. Se for ficar por lá no fim da tarde, acho válido levar um repelente. Também não é uma boa ideia andar de carrinho de bebê no local pelo fato das ruelas serem muito estreitas e com pavimento irregular. Tem muitos gatinhos fofos pelas alamedas e cães são permitidos em alguns restaurantes (pet friendly).


Lá também rola o festival Comida di Buteco com restaurantes premiados, perfeito pra uma tarde pós-praia, mas também rola demais de esticar e curtir os eventos que rolam a noite por lá.


A Feira é outra dica do que fazer na Ilha da Gigóia. Ela acontece aos sábados e domingos. Acontecia de 15 em 15 dias mas recentemente passou a acontecer todos os finais de semana. Também oferecem oficina de desenho para crianças e tem um parquinho reformado recentemente. Eu indico apenas evitar dias de chuva pois não é coberto.


feira gigoiando ilha da gigoia
Feira Gigoiando

Se você não conhece a Ilha da Gigóia, provavelmente vai precisar de ajuda para encontrar o acesso pela "porta dos fundos" de alguns restaurantes, mas os moradores geralmente são bem solícitos e indicam o caminho, ou até acompanham você pela ilha.


Há várias plaquinhas coloridas pedindo pra moradores e visitantes não deixarem lixo. Colabore pra preservar o local! A prefeitura do Rio faz a coleta de lixo na ilha às segundas, quartas e sextas-feiras, passando pelas ruas e restaurantes e carregando tudo em balsas, para trazer o lixo para o continente.


Em um final de semana dá pra curtir o clima de interior, conferir mais cafés e bares divertidos, conhecer as ilhas dos arredores e fazer esportes aquáticos por lá.

balanço lagoa ilha da gigoia

A beleza de sua orla é inegável, drinks que fizeram os bares da Ilha da Gigóia famosos, ótimo lugar para passear com a família, tirar lindas fotos em balanços com um lindo pôr-do-sol e atividades para quem gosta de esportes e para quem curte arte. O contato com a natureza é algo constante. E a diversão nos bares também com delícias servidas nos restaurantes.


Um roteiro interessante para o final de semana é chegar na sexta pós trabalho e com saída no domingo pós almoço: veja onde se hospedar.



Qual é o melhor roteiro para passar o final de semana na Ilha da Gigóia?


Sexta chegue ao pôr do sol e seja o último a ir embora!

O bar de frente para a Lagoa serve drinks elaborados ao som de uma banda ao vivo.


Sábado de dia pode se divertir em clubes que oferecem a opção de day use e disponibilizam equipamentos para a prática de esportes aquáticos.

De tardezinha vale a pena conferir a feirinha e admirar os painéis artísticos nos muros do caminho.


Sábado à noite a animação continua em bares e restaurantes.

O cardápio tem os frutos do mar como foco principal, mas você encontrará de tudo!

Para os mais animados, mais tarde tem mais night com shows e música ao vivo.


Domingo é perfeito para um passeio de barco com guia de turismo que pode te contar as histórias e curiosidades não só sobre a Ilha da Gigóia mas também do bioma encontrado no entorno e casas de personalidades conhecidas. O passeio com guia local pode se estender por uma jornada cultural por terra para te mostrar cada cantinho para você tirar fotos da paisagem e postar selfies incríveis.


Sobre a segurança do local, é considerado bastante seguro, mesmo à noite, pois o acesso exclusivo por barco inviabiliza roubos e furtos.

Conectividade não é um problema, a Ilha da Gigóia conta com cabeamento das principais operadoras, com sinal de telefone e internet, além de diversos lugares com Wi-Fi.


pousada ilha da gigoia

Vai visitar a Ilha da Gigóia? Temos Pacotes de Turismo ou monte seu combo AQUI.



Receba informações, cupons dos restaurantes, eventos e passeios na Ilha da Gigóia assinando nossa lista de e-mails no rodapé do site.


Não se esqueça de seguir nosso Instagram oquefazernagigoia e ficar por dentro de todas as novidades!

9 Comments


Guest
Jan 12

Deu vontade de conhecer. E assim farei!!!...

Like

Guest
Apr 13, 2023

gostei do roteiro, gostaria de conhecer a ilha da gigoia, como faço pra agendar ?

Like

Guest
Jan 13, 2023

Geeente, passei um Réveillon incríveeeeel na Ilha da Gigóia!! Super indico, o lugar é lindo e perto de tudo! Fechei um pacote com o pessoal do Portal O que fazer na Gigóia e não esquentei a cabeça com nada, já estou me planejando pra voltar no Carnaval!

Like

Guest
Dec 22, 2022

É realmente muito lindo lá! Renderam ótimas selfies rsrs

Like
Replying to

Sim, é verdade! Os balanços à beira da lagoa com o pôr do Sol ao fundo rendem as melhores fotos!!

Like

Guest
Dec 21, 2022

Eu sempre ouvi falar da Ilha da Gigóia mas não tinha idéia de como era lá, adorei o texto, deu vontade de conhecer pessoalmente!

Like
Replying to

Muita gente não conhece esse cantinho paradisíaco na Barra da Tijuca, vale a pena conferir! Conte conosco para montar um pacote personalizado em Reservas e ter a melhor experiência na Ilha da Gigóia!

Like
bottom of page